Revisão da Vida Toda – Veja como Funciona

A revisão da vida toda consiste basicamente na inclusão de todas as contribuições vertidas pelo segurado durante sua vida no cálculo de sua aposentadoria.

Ocorre que o INSS considera no cálculo apenas as contribuições pagas pelo segurado a partir de Julho de 1994, não considerando as contribuições anteriores a Julho de 1994, causando prejuízo aos segurados que recebiam maiores rendimentos antes de Julho de 1994 ou aos segurados que possuem poucas contribuições antes de Julho de 1994.

É muito comum encontrar neste grupo pessoas que recebiam salários elevados em diversas empresas antes de 1994, e após serem demitidos, começaram a contribuir com valores menores, tendo abrupta redução no valor de suas aposentadorias.

Visando corrigir esta discrepância, o Superior Tribunal de Justiça fixou o entendimento que se a inclusão das contribuições anteriores a Julho de1994 for mais vantajosa ao segurado, deverá ser aplicada esta regra. Atualmente, o tema aguarda julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.

Contudo, antes de ingressar com a revisão da vida toda, é necessário observar 2 (duas) regras básicas:

1 – É necessário realizar o cálculo com as contribuições vertidas pelo segurado durante sua vida toda, verificando se o valor do benefício previdenciário aumentará;

2 – O aposentado ou pensionista deve estar recebendo o benefício a menos de 10 (dez) anos da data da propositura da Revisão da Vida Toda;

Para a realização do cálculo da Revisão da Vida Toda, é necessário ao aposentado ou pensionista realizar o seu cadastro no site ou no aplicativo “Meu INSS”, onde será realizado o levantamento de todas as contribuições que constam em nome do segurado através do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Para realizar o cadastro no “Meu INSS” basta seguir as orientações do vídeo “Meu INSS – Cadastro de Senha” no link “https://www.almeidacarreiro.adv.br/saiba-como-criar-sua-senha-e-aproveite-todas-as-funcionalidades-do-meu-inss/”.

As informações contidas no CNIS poderão ser complementadas com outros documentos, como carteiras profissionais, holerites e contratos de trabalho.

Para a realização do cálculo e a propositura da Revisão da Vida Toda, recomenda-se o auxílio de um advogado previdenciário de sua confiança.

0 Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *